Karatê Wadokai

O Karatê consiste em um método de treino que não visa a violência como objetivo e sim a harmonia (do japonês WA) do indivíduo com o seu meio ambiente

Por se tratar de uma arte marcial , seus praticantes além de treinarem seu corpo para uma eventual emergência, preparam a mente e o espirito para qualquer conflito, pois sentindo-se fortes evitam qualquer confusão.

Com isso o caminho (DÔ) dica mais sereno e gostoso de ser percorrido.

O grande Mestre Hironori Otsuka fundiu o várias lutas como: Jujutsu, Aikidô, Kendô, Judô e outros estilos de Karatê para formar uma luta, que visa o mínimo de esforço para o máximo de eficiência.

Graças a essa objetividade, o estilo WA-DÔ é reconhecido no mundo inteiro e é a base da seleção japonesa e de outras seleções nacionais de KARATÊ.

Mestre Hironori Otsuka, fundador do estilo Wado, nasceu a 1 ° de Junho de 1892 em Ibaragi, Japão Aos seis anos de idade começou a treinar jiu-jutsu sob a orientação do Mestre Tatsusaburo Nakayama, do estilo Shínto Yoshin Ryu, aos 29 anos é graduado mestre e escolhido para ser seu sucessor. No ano seguinte iniciou na prática do karatê e especializou-se no tratamento de fraturas. Em 1934 funda o Wado Ryu Karatê Jutsu e o Wado Ryu Jutsu Kempo. Seis anos mais tarde acrescentou à suas criações o Karatê Wado Ryu, primeiro estilo verdadeiramente japonês, fundando a organização Wadokai.

Entre outras inovações, criou Jiu-Kumite (combate-livre), através do estabelecimento de métodos de aplicação da técnica aprendidas no treino formal em situações de luta bastante próxima do real. Por suas contribuições às artes marciais foi condecorado, pelo governo japonês, com a quinta ordem do mérito (cordão do sol nascente) e a Federação Internacional de artes Marciais concedeu-lhe o Décimo Dan em Karatê-dô, status até então atingido por Kyuzo Mifune em judô e Hakudo Nakayama em Kendõ. O grande mestre Hironori Otsuka faleceu à 29/01/82 aos 90 anos de idade quando ainda praticava e ensinava o seu belo e popular estilo, já difundido em todo o mundo, principalmente entre os estudantes universitários. Sob o aspecto técnico o Wadô-Ryu se diferencia de outros estilos por apresentar a fusão das técnicas de karatê e jiu-jutsu com a predominância para a utilização de esquivas e nagewaza (projecção) ao invés da defesa por bloqueio direito. O ataque se processa simultaneamente à defesa aproveitando a própria força do adversário de forma a se obter o máximo de efi¬ciência com dispêndeio de energia mínimo. O princípio dos movimentos são em sua essência naturais, já que foram baseados no instinto de defesa do homem.

Trecho extraído do site oficial Wado-kai do Brasil www.wadokai.com.br